Retentores
A função do retentor para vedação de eixos radiais divide-se em duas áreas:
1. Vedação estática e garantia de assentamento do retentor entre camisa (furo do alojamento e a face externa do retentor;
2. Vedação estática e dinâmica entre lábio do retentor e o eixo de trabalho.
Vedação Estática (Assentamento no Furo)
A face externa do retentor, também chamada de parte de fixação do retentor, tem o objetivo de vedar de forma estática, o assento no furo do alojamento permitindo a fixação correta da vedação no local.
O que determina o uso do retentor é a forma construtiva do alojamento, as condições de montagem e operação entre as vedações. Para que a montagem ocorra de forma correta, basta verificar que na face externa do retentor, existe um chanfro (conforme din 3760) e um assento (interferência sobre o diâmetro nominal externo).
Vedação Dinâmica (Sistema de Vedação de Retentores com Lábio Elastomérico)
O ponto crítico a ser considerado no retentor, é a sua superfície de contato, pois o eixo de rotação em contato com o lábio (canto de vedação do retentor), juntamente com a composição química do elastômero-base, o acabamento da superfície do eixo e, não menos importante, o dimensionamento exato do lábio de vedação, propiciará o funcionamento correto do retentor no eixo de trabalho.
Característica Determinantes para a Função do Lábio de vedação
A definição de medidas dos lábios de vedação descritas abaixo, devem atender alguns requisitos:
Forma construtiva e dimensionamento conforme especificado pelo fabricante, Matéria- prima;
Tamanho;
Geometria do lábio de vedação; Tipo de aplicação de cada retentor.
O comprimento do lábio sobre a seção transversal influência na flexibilidade e na estabilidade da posição do lábio sobre o eixo, assim sendo:
O comprimento do lábio de vedação é dimensionado de acordo com a faixa de diâmetro do eixo e as condições de operação h2.
Quando os retentores são submetidos a pressões elevadas, necessitam de um perfil de lábio curto h2, com posição estável sobre o eixo.
A distância de atuação da mola h1, a partir do ponto central da mola até o canto do lábio de vedação de um retentor, é chamada de ponto de atuação da mola. A faixa adequada para essa medida em caso normal, se encontra entre 0,1mm e 1,2mm. Com a medida h1 inferior a esta, poderá ocorrer um tombamento do lábio de vedação, principalmente em golpes de montagem não plana do retentor, e
com a medida superior a esta, a mola pode ocorrer um dobramento do lábio de vedação e, desta forma, ocasionar um encosto largo do lábio de vedação sobre o eixo.
Ângulo do Lábio de Vedação
Os ângulos do lábio de vedação são feitos de forma diferente, tanto no lado do óleo quanto no do ar:
Lado óleo: fortemente inclinado (35° a 60°); Lado ar: pouco inclinado (12° - 30°)
São necessárias condições de encosto influenciadas pelos ângulos, pois o tamanho dos ângulos influenciam no mecanismo de vedação propiciando um melhor aproveitamento.
O lábio de vedação lado óleo deve ser retificado (corte após prensagem), para garantia de um perfeito assentamento sobre o eixo de trabalho.
Forma Construtiva: RR e Rr2 G4 (Geração 4)
Construção: A / AS (DIN 3760); Matéria-prima: Viton 70 SH (FKM); Ferragem : Aço carbono;
Mola : Aço inox.
A construção desse retentor é caracterizada pelo revestimento externo de elastômero, lábio de vedação curto sob pressão de mola, canto de vedação torneado e orientação do lábio lisa, tornando o mais flexível que um retentor comum.
A função do retentor para vedação de eixos radiais divide-se em duas áreas:
1. Vedação estática e garantia de assentamento do retentor entre camisa (furo do alojamento e a face externa do retentor;
2. Vedação estática e dinâmica entre lábio do retentor e o eixo de trabalho.
Vedação Estática (Assentamento no Furo)
A face externa do retentor, também chamada de parte de fixação do retentor, tem o objetivo de vedar de forma estática, o assento no furo do alojamento permitindo a fixação correta da vedação no local.
O que determina o uso do retentor é a forma construtiva do alojamento, as condições de montagem e operação entre as vedações. Para que a montagem ocorra de forma correta, basta verificar que na face externa do retentor, existe um chanfro (conforme din 3760) e um assento (interferência sobre o diâmetro nominal externo).
Vedação Dinâmica (Sistema de Vedação de Retentores com Lábio Elastomérico)
O ponto crítico a ser considerado no retentor, é a sua superfície de contato, pois o eixo de rotação em contato com o lábio (canto de vedação do retentor), juntamente com a composição química do elastômero-base, o acabamento da superfície do eixo e, não menos importante, o dimensionamento exato do lábio de vedação, propiciará o funcionamento correto do retentor no eixo de trabalho.
Característica Determinantes para a Função do Lábio de vedação
A definição de medidas dos lábios de vedação descritas abaixo (ver figuras 1 e 2), devem atender alguns requisitos:
Forma construtiva e dimensionamento conforme especificado pelo fabricante, Matéria- prima;
Tamanho;
Geometria do lábio de vedação; Tipo de aplicação de cada retentor.
O comprimento do lábio sobre a seção transversal influência na flexibilidade e na estabilidade da posição do lábio sobre o eixo (ver figuras 1 e 2), assim sendo:
O comprimento do lábio de vedação é dimensionado de acordo com a faixa de diâmetro do eixo e as condições de operação h2.
Quando os retentores são submetidos a pressões elevadas, necessitam de um perfil de lábio curto h2, com posição estável sobre o eixo.
A distância de atuação da mola h1, a partir do ponto central da mola até o canto do lábio de vedação de um retentor, é chamada de ponto de atuação da mola. A faixa adequada para essa medida em caso normal, se encontra entre 0,1mm e 1,2mm. Com a medida h1 inferior a esta, poderá ocorrer um tombamento do lábio de vedação, principalmente em golpes de montagem não plana do retentor, e
com a medida superior a esta, a mola pode ocorrer um dobramento do lábio de vedação e, desta forma, ocasionar um encosto largo do lábio de vedação sobre o eixo.
Ângulo do Lábio de Vedação
Os ângulos do lábio de vedação são feitos de forma diferente, tanto no lado do óleo quanto no do ar:
Lado óleo: fortemente inclinado (35° a 60°); Lado ar: pouco inclinado (12° - 30°)
São necessárias condições de encosto influenciadas pelos ângulos, pois o tamanho dos ângulos influenciam no mecanismo de vedação propiciando um melhor aproveitamento.
O lábio de vedação lado óleo deve ser retificado (corte após prensagem), para garantia de um perfeito assentamento sobre o eixo de trabalho.
Forma Construtiva: RR e Rr2 G4 (Geração 4)
Construção: A / AS (DIN 3760); Matéria-prima: Viton 70 SH (FKM); Ferragem : Aço carbono;
Mola : Aço inox